Falando de Livros Ser um leitorx

As novas promessas de 2018? Irei ler mais…..

Written by Helton Bezerra

As novas promessas de 2018? Irei ler mais…..

Olá, tudo bem?

Eu tive o mesmo dilema no ano passado, e minha resolução, um tanto desafiadora, acabou sendo um grande problema para mim. Decidi que iria ler mais. Não um livro por mês, nem mesmo um livro por semana. Seria um livro inteiro todos os dias. Trezentos e sessenta e cinco livros até o final do ano. “Desafio aceito para 2017!

Na manhã de Ano Novo, meu desafio parecia um pouco assustador. Então eu me dei uma semana. Se eu não tivesse sete livros terminados até o dia 7 de janeiro, obviamente, não conseguiria manter um ritmo tão arrojado.  A resolução quase não durou 24 hora; já na noite de Ano Novo, forcei minhas pálpebras abertas até a última página . No dia seguinte, mais um para conta (desta vez com em exemplar bem menor e um dos assuntos que gosto conhecer que é o Esoterismo). No dia seguinte, tirei um de Poesia  para finalizar antes da chegada da noite (este li no caminho do trabalho para casa). Na noite seguinte, eu li o capítulo final de um livro de Pedro Bandeira para minha filha na hora de dormir.

Sete dias, sete livros. Por enquanto, tudo estava indo bem – apesar dos escorregões!

Meu dia já estava bastante cheio: trabalho em tempo integral, tentar ser um bom marido e também preparado para agarrar umas dúzias de bonecas e realizar uma grande peça de teatro. O meu  horário não é o mais difícil do que o seu, mas é difícil. Então, o desafio era ver se meu Ano de Leitura poderia ser feito quase que nos tempos “livres” que encontraria no dia a dia. Para isso, nem pensar em dias doentes ou longas horas de almoço.

A idéia de um livro completo por dia, desde a página de título até o último ponto final foi por agua abaixo. Eu lia muitos livros ao mesmo tempo,  mas há dias difíceis, onde as demandas do trabalho, ser esposo e Pai passaram na frente da leitura.

Uma de minhas marcantes experiências foi a esperada temperada de férias. O tempo em que as pessoas normais lêem mais não aconteceu comigo nesta oportunidade. Então…. aprendi uma coisa: um dia menos corrido aqui no Sebo, no meu trajeto quando realizado de ônibus ou o tempo de espera no ponto (até na fila do supermercado) – aprendi que estes foram “meus” momentos que mais desenvolvi com meu exemplar em mãos.

Se você seguir meu caminho e ler um livro por dia em 2018, parabéns para você (MESMO!).  Hoje tenho um sonho que , na minha aposentadoria, eu conseguirei ler um livro por dia.

Estou confiante de que posso ir ao meu caminho para todos os 365 livros prometidos para 2018 (sim, renovo aqui meus votos), mas neste Novo Ano, cobrarei-me menos caso não alcance os 200 exemplares lidos durante este 2017!

Um ótimo ANo Novo para todos vocês

Helton

Sebo Paulistano. Seu sebo online. Sua livraria online.

About the author

Helton Bezerra

Leave a Comment