Falando de Livros

De onde veio o nome Sebo?

Written by Helton Bezerra

Olá, tudo bem com você? Já estamos no caminho do Natal…….mas….nunca tarde para escrever um pouco mais em nosso blog! (me conte o que está achando dos textos, da nossa página web ou até mesmo de nossos emails!

Já esta bem difundido que quando queremos comprar um livro raro ou até mesmo mais barato (não temos apenas livros antigos) a lembrança vem dos sebos.

Há uma corrente que comenta o surgimento dos sebos deram-se na Europa por volta do século XVI quando mercadores passaram a vender papiros e documentos da época para pesquisadores.O mais curioso que encontrei nesta pesquisa é que o nome dado aos comerciantes que vendiam livros usados eram chamados de  caga-sebo (não me pergunte porque…)

Aqui no Brasil, essas livrarias chegaram em meados do século XIX.

Ah! Uma outra versão da origem da palabra Sebo é que antes da energia elétrica as pessoas liam à luz de velas. Estas eram feitas de gordura que escorria sobre os livros deixando-os sebentos, gordurosos.

E como a última que encontrei é que os estudiosos de antigamente, como não se desgrudavam dos livros,  os levavam embaixo do braço, fazendo com que eles ficassem sujos, ensebados….(vai entender….)

Bom, mas o mais importante é que os Sebos seguem mais vivos do que nunca: – livros raros, mais econômicos e melhor (ao menos para mim), vem cheio de histórias

Uma ótima semana para todos nós

Helton

About the author

Helton Bezerra

Leave a Comment