Comemorações

Frases para as mães por Lispector

Written by Helton Bezerra

Boa tarde , tudo bem?

As comemorações não param de acontecer esta semana aqui no Sebo Paulistano, mas o melhor esta por chegar; o Dia das Mães. Para esta festa, separei alguns trechos do que já li e encontrei de mais bonito da repórter, tradutora, jornalista, escritora e Mãe, Clarice Lispector.

Nascida na Ucrânia,a escritora dizia não ter nenhuma ligação com aquele país –“Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo”– e que sua verdadeira pátria era o Brasil – você sabia disso?

As frases que separei para você:

“À medida que os filhos crescem, a mãe deve diminuir de tamanho. Mas a tendência da gente é continuar a ser enorme.” 
“A gente não cria os filhos para a gente, nós os criamos para eles mesmos. Quando eu ficar sozinha, estarei seguindo o destino de todas as mulheres.” 
“Aliás uma pergunta que me fez: o que mais me importava ? se a maternidade ou a literatura. O modo imediato de saber a resposta foi eu me perguntar: se tivesse de escolher uma delas, que escolheria? A resposta era simples: eu desistiria da literatura. Nem tem dúvida que como mãe sou mais importante do que como escritora.” 
E a melhor, quando entrevistada
“…
-Você tem paz, Clarice?
-Nem pai nem mãe.
-Eu disse ?paz?.
-Que estranho, pensei que tivesse dito ?pais?. Estava pensando em minha mãe alguns segundos antes. Pensei – mamãe – e então não ouvi mais nada. Paz? Quem é que tem?
Apaixonante, não? Espero seus comentários!
Um forte abraço, Helton
Sebo Pauslitano. Seu sebo online. Sua livraria online

About the author

Helton Bezerra

Leave a Comment